16 de outubro de 2010

joão lucas um anjinho iluminando o céu

     Hoje soube que meu amiguinho que conheci , na Apae tinha falecido no dia 07 de outubro e quinta agora faz uma semana....
     Não sei nem esplicar o que sinto agora, e uma dor, uma saudade, um vazio.
     João nasceu de cinco meses e meio, e teve complicações no parto, era lindo de vive mas sua saude era fragil...Era alegria da mamãe e do papai.
     Ele esteve internado por quatro meses, lutou muito pela sua vida fragil era um vencedor, passou por tantas coisas....

                                                 JOÃO LUCAS....

     ....SAIBA QUE ONDE ESTIVER ESTEREMOS ORANDO POR TI, QUE TEU ANJINHO DA  GUARDA TE ILUMINE SEMPRE.....

                             SAUDADES AMADO FICA COM DEUS....

            QUE DA MAMÃE E DO PAPAI TOMAREMOS CONTA .....
Pesquisadores começam testes com células-tronco em pacientes paraplégicos
Pesquisa desenvolvida em hospital de Salvador em parceria com a Fiocruz pretende trazer melhora de alguns movimentos para pacientes que passarão por cirurgia.



Pesquisadores do Centro de Terapias Celulares do Hospital São Rafael, na Bahia, parceria com a Fiocruz, vão começar, este mês, os primeiros testes com células-tronco em pacientes paraplégicos.

A pesquisa é desenvolvida em um hospital de Salvador, onde está um dos mais modernos centros de terapia celular da América Latina.

Cães e gatos com paralisia nas patas traseiras receberam injeções de células-tronco mesenquimais, que têm grande capacidade de se transformar em vários tipos de tecido. Todos tiveram melhora na musculatura que controla o fluxo de fezes e urina e mais da metade recuperou a sensibilidade e a força nas patas afetadas.

Agora, os cientistas da fundação Osvaldo Cruz começam a realizar o mesmo tratamento em 20 pessoas com paralisia. As células-tronco mesenquimais são retiradas do osso do quadril do próprio paciente, separadas e enriquecidas numa solução de hormônios e vitaminas.

Na incubadora, em condições especiais de temperatura e umidade, as células-tronco mesenquimais se multiplicam. Elas são mantidas por até um mês. É este processo que oferece aos cientistas a quantidade de células-tronco que eles necessitam para a pesquisa.

Para este primeiro estudo, os cientistas selecionaram apenas pessoas que tiveram a medula rompida na região do tórax. Elas serão submetidos a uma cirurgia semelhante às realizadas nos animais.

“Injetando diretamente na medula, no ponto onde você quer, no seu alvo, você tem uma maior concentração de células, que é o nosso diferencial em relação a outros estudos", disse o neurocirurgião Marcus Vinícius Mendonça.

A primeira cirurgia deve ser realizada ainda este mês. Depois de operados, os pacientes vão fazer fisioterapia durante seis meses e serão acompanhados pela equipe nos próximos dois anos.

Os cientistas estão animados, mas cautelosos: "Ninguém tem expectativa que um paciente vai ser tratado com células-tronco e vai sair daqui correndo. Se eles tiverem melhora de alguns movimentos, isso já traz um benefício na qualidade de vida muito grande", falou o pesquisador da Fiocruz Ricardo Ribeiro.






FONTE: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2010/10/pesquisadores-comecam-testes-com-celulas-tronco-em-pacientes-paraplegicos.html